OBJETIVOS DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, acompanhar, avaliar e atuar em atividades, programas, projetos, processos e tecnologias, tornando-os capazes de selecionar e utilizar as tecnologias para prevenção da violência e do crime, bem como a prevenção e mediação de conflitos.
Os objetivos específicos para a formação do profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada são:
- Desenvolver habilidades para a facilidade no trato e relacionamento interpessoal, desenvolvendo os sensos crítico, analítico, ético e sigiloso; o raciocínio lógico; a inteligência social; a capacidade de diálogo; a tolerância; e a atuação em equipes multi e interdisciplinares.
- Preparar profissionais para o mercado com capacidade de planejar, gerenciar, coordenar, supervisionar, organizar e avaliar programas e serviços de segurança;
- Desenvolver competências que proporcionem a possibilidade de gerir pessoas, materiais e processos, principalmente relacionados aos riscos e crises na área da segurança empresarial.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada tem por finalidade proporcionar para a sociedade uma melhor qualidade de vida formando profissionais capazes de planejar e implementar ações de controle na área de segurança. Portanto visamos formar profissionais qualificados com competências e habilidades que lhes permitam:
- Conceber projetos integrados de segurança física e eletrônica alicerçados em parâmetros técnicos e legais;
- Gerenciar, treinar e adequar mão-de-obra em projetos de segurança;
- Interpretar e aplicar a legislação de Segurança Privada;
- Definir os aspectos, impactos e riscos relacionados ao contexto empresarial;
- Administrar departamentos, setores e áreas relacionadas à segurança patrimonial em Instituições Públicas e Privadas;
- Elaborar o planejamento estratégico de segurança com o emprego da simulação de cenários a partir da análise crítica dos indicadores da conjuntura socioeconômica, política e cultural do País e blocos regionais, indicadores esses que influenciam índices nacionais de violência e criminalidade;
- Desenvolver a identificação e análise de riscos envolvidos na atividade principal e de apoio das organizações com o objetivo de permitir a definição de políticas de segurança e diretrizes que assegurem o desenvolvimento regular e contínuo dos negócios;
- Implementar os sistemas integrados de gestão;
- Realizar consultoria em gestão de Segurança.
Existe concurso público para gestor de segurança privada?
Existe sim! Quem se forma em Gestão da Segurança Privada e quer seguir carreira como servidor público, pode encontrar diversa oportunidades através de concursos públicos.
As vagas podem ser ofertadas por instituições municipais, estaduais e até mesmo da administração federal.
Entre as oportunidades mais comuns, está o cargo de Agente de segurança patrimonial.
Quais são as áreas de atuação de um gestor de segurança privada?
O profissional formado em um curso de gestão de segurança privada é o responsável pela proteção dos ativos tangíveis e intangíveis de uma organização. Ele trabalha para garantir a segurança de funcionários, escritórios, equipamentos e informação.
É possível atuar realizando consultoria em segurança patrimonial, bem como no departamento interno de segurança de uma empresa, ou ainda como supervisor, coordenador ou gerente patrimonial em companhias especializadas em segurança privada.
Além da segurança patrimonial, é possível atuar na segurança pessoal privada, segurança bancária, transporte de valores, segurança para eventos, escolta armada, serviço de inteligência, segurança do trabalho, segurança contra incêndios, segurança de condomínios e consultoria de segurança privada.
Pós-graduação indicada para gestor de segurança privada
Quem busca um curso de pós graduação em Gestão de Segurança Privada com a finalidade de complementar seus conhecimentos, deve estar atento às tendências do mercado profissional.
Além disso, vale lembrar que profissionais que concluem um curso de pós-graduação são mais interessantes ao mercado de trabalho e recebem salários mais altos.
Então, se você já é formado nesse curso, pode buscar por especializações nessa área, voltados a áreas específicas da profissão, como a Inteligência em Segurança Privada, por exemplo.
Mercado de trabalho para um gestor de segurança privada
O mercado de gestão de segurança privada está em crescimento no Brasil e no mundo, a projeção é de que a receita global atinja 240 bilhões de dólares ainda este ano. Quem possui diploma nesta área pode atuar em:
- empresas especializadas em segurança privada;
- condomínios comerciais;
- departamentos de segurança corporativa em indústrias;
- condomínios residenciais horizontais e verticais;
- consultorias de segurança privada;
- clubes, casas de show e centros de evento;
- supermercados, centros comerciais e shoppings;
- museus, galerias e centros de convenções.
Quais são as melhores faculdades de Gestão de Segurança Privada?
Se você está procurando por uma faculdade de Gestão de Segurança Privada, precisa saber de alguns pontos importantes. O primeiro deles é que não adianta optar pela melhor instituição de ensino, se você não possuir foco e persistência em seus estudos. Afinal, seu sucesso só depende de você. Mas é claro que, escolher uma faculdade de qualidade ajudará muito na sua formação, por isso, vamos te lembrar de algumas informações importantes a serem observadas.
O primeiro passo é verificar se a instituição que você escolheu é credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que tornará seu diploma válido e bem aceito, tanto no mercado de trabalho, quanto em outras instituições, quando você for fazer uma pós-graduação. Depois disso, verifique a grade curricular, ou seja, as matérias e assuntos que irá aprender. Também é interessante conferir uma prévia do material didático, vale um trecho do livro ou de uma videoaula.
Outro ponto importante é verificar qual é a experiência da instituição com o ensino superior, há quantos anos ela está nesse mercado e o que as pessoas falam sobre ela. Para isso, procure por depoimentos de alunos e ex-alunos, ou, até mesmo, confira as páginas nas redes sociais. E por último, mas não menos importante, é preciso encontrar um curso com mensalidades aceitáveis, só assim, você conseguirá terminar a graduação e seguir com uma carreira de sucesso na área de segurança privada.
Perfil do profissional gestor de segurança privada
O gestor de segurança privada é responsável pelo planejamento, execução, controle e melhora dos processos relacionados com a segurança de uma organização. Uma característica importante para este profissional é a capacidade de liderança e a comunicação em diferentes níveis.
No dia a dia o gestor de segurança privada gerencia recursos humanos, financeiros e patrimoniais. A contratação deste profissional pode ser formal ou autônoma, ou por meio de consultorias periódicas.
É preciso estar preparado para tratar de temas financeiros, legais, estatísticos, logísticos, de gestão e de comunicação. O interesse pela tecnologia e inovação podem ser diferenciais para uma melhor colocação no mercado de trabalho.
O que faz um gestor de segurança privada?
Quem se forma em Gestão de Segurança Privada pode desempenhar diversas funções após a conclusão do curso.
Entre as principais atribuições na Gestão da Segurança privada de uma empresa estão a Segurança patrimonial, Transportes de valores, Escolta armada, Segurança eletrônica, Segurança pessoal, Segurança da informação, Segurança na logística, Conduzir sindicância interna, Segurança contra incêndio, entre outras.
Então, se você tem interesse em atuar nessa área, o curso de Gestão da Segurança Privada do EAD Premium Unifacvest é o ideal para você. Com ele, você vai aprender tudo o que precisa para desempenhar as funções citadas acima com qualidade.
É preciso ter curso superior para trabalhar como gestor de segurança privada?
Sim, é preciso ter curso de gestão de segurança privada para trabalhar na área. Afinal, esse profissional é responsável por planejar e implantar ações de controle na área de segurança. E para desempenhar essa função é necessário aprender conteúdos e técnicas que são ensinadas durante um curso de nível superior.
O curso de gestão de segurança privada é um tecnólogo. Sendo assim, o aluno tem acesso de 2 a 3 anos de aprendizado, é avaliado por meio de provas e atividades e, depois de formado, estará preparado para enfrentar tanto os desafios da profissão quanto o mercado de trabalho.
Então, se você está pensando em se matricular em um curso de gestão de segurança privada, saiba que essa é uma área em ascensão. Sendo assim, o mercado está com ótimas oportunidades, aguardando por profissionais qualificados.
No curso de Gestão de Segurança Privada tem TCC?
O TCC, ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, não é obrigatório para o curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada.
O que é Gestão de Segurança Privada?
Quanto tempo dura a faculdade de Gestão de Segurança Privada?
A faculdade de tecnologia em gestão de segurança privada dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.
Quanto ganha um gestor de segurança privada
O salário médio no Brasil para quem possui diploma de tecnologia em gestão de segurança privada, dependerá do estado em que a pessoa atuar. Veja as 10 melhores remunerações a seguir:
Curso de Gestão de Segurança Privada EAD é reconhecido pelo MEC?
Sim, o Ministério da Educação (MEC) reconhece e libera o estudo de gestão de segurança privada na modalidade a distancia.
Diferenças entre o curso bacharelado e o tecnológico em Gestão de Segurança Privada
Se você quer saber as diferenças sobre o curso bacharelado e o tecnológico em Gestão de Segurança Privada veio ao lugar certo. Apesar de ambas as modalidades serem consideradas cursos de nível superior, há sim alguns pontos que diferem cada graduação. Porém, nesta área em questão, há apenas o curso tecnológico em Gestão de Segurança Privada. Até o momento, não há instituições que ofereçam o curso de bacharelado.
Porém, para você não ficar com dúvidas sobre esse assunto, vamos falar sobre as duas principais diferenças entre esses cursos. O bacharelado pode durar de 4 a 6 anos, já o tecnológico tem duração de 2 a 3 anos. Outra diferença está na grade curricular, ou seja, as disciplinas e assuntos aprendidos. O bacharelado tem um currículo mais extenso e é mais focado em matérias teóricas. E o tecnológico tem foco no mercado de trabalho, por isso, é voltado para a prática.
Então, se você está procurando por um curso tecnológico em Gestão de Segurança Privada, saiba que tem muito a aprender e grandes chances de construir uma carreira de sucesso. Para isso, encontre uma instituição que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Só assim, o seu diploma será bem aceito pelo mercado de trabalho.
É obrigatório fazer estágio no curso de Gestão de Segurança Privada?
Não é obrigatório fazer estágio no curso de Gestão de Segurança Privada. Isso acontece, porque nas graduações de tecnologia não há essa obrigatoriedade, para nenhuma área. Sendo assim, as avaliações dos estudantes ficam por conta de provas, trabalhos e demais atividades. De qualquer forma, o aluno termina o curso pronto para enfrentar os desafios da profissão.
É importante lembrar que o curso de Gestão de Segurança Privada é focado na prática, no dia a dia de trabalho da profissão. Por isso, possui de dois a três anos de duração. Então, na hora de se matricular, procure por uma instituição que seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Só assim, o seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho.
Por que fazer faculdade de Gestão de Segurança Privada?
Se você está se perguntando: por que fazer uma faculdade de Gestão de Segurança Privada? Nós temos bons argumentos para te convencer que essa é sim uma ótima opção para o seu futuro. Lembrando que o curso é oferecido em grau tecnológico. Sendo assim, em cerca de dois ou três anos você já estará formado e pronto para iniciar a sua carreira na área.
E o primeiro motivo para você iniciar seus estudos hoje mesmo é que os formados em faculdade de Gestão de Segurança Privada contam um grande leque de atuação. Ou seja, é possível trabalhar em qualquer empresa ou órgão que possua equipe de segurança, como bancos, shoppings, mercados e lojas. Além disso, é possível desempenhar sua função em empresas específicas de segurança realizando transporte de valores, escolta e segurança pessoal. Sendo assim, o mercado está aquecido, com boas oportunidades abertas aguardando profissionais qualificados.
Além disso, outro bom argumento são os salários oferecidos a esses profissionais. Ainda como trainee, é possível ganhar uma média de R$ 2.679,37 por mês em uma empresa de grande porte. Já quando o profissional é considerado pleno, os salários chegam a R$ 4.186,51. E depois de ter uma carreira consolidada, esses números podem chegar a R$ 6.541,43.
Então, não perca tempo, matricule-se agora mesmo em uma faculdade de Gestão de Segurança Privada reconhecida pelo Ministério da Educação e comece a trilhar uma carreira de sucesso!
Curso técnico e tecnológico em Gestão de Segurança Privada é a mesma coisa?
Muitas pessoas se confundem com os termos “técnico” e “tecnológico”. Antes de tudo, é preciso entender que o curso técnico não é semelhante ao curso tecnológico em Gestão de Segurança Privada. Basicamente, são duas diferenças entre esses cursos. Pode parecer pouco, mas elas distanciam esses formatos de estudo.
A principal diferença está no nível de escolaridade. Enquanto o técnico é considerado de nível médio, o tecnológico é uma graduação, ou seja, um curso de nível superior. E esse fato impacta na segunda diferença: o tempo de duração. O curso técnico pode durar alguns meses ou até 3 anos. Enquanto o tecnológico em Gestão de Segurança Privada conta com de 2 a 3 anos de aprendizado.
É preciso lembrar que a área de Gestão de Segurança Privada está com o mercado aquecido, aguardando profissionais qualificados. Dessa forma, nosso conselho é que você opte pelo curso mais completo, o tecnológico.
METODOLOGIA
-
Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial. -
Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado. -
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Conheça o material didático
Com o livro você acessa as videoaulas de maneira prática e rápida, via QR code
AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.
GRADE CURRICULAR
Semestre 1
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR | 45h |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30h |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 45h |
SEGURANÇA PRIVADA | 75h |
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS | 30h |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | 60h |
OPTATIVA I | 30h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - I | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - I | 20h |
Semestre 2
GESTÃO DE PESSOAS | 60h |
PSICOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA | 60h |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 30h |
FUNDAMENTOS DE CRIMINOLOGIA | 45h |
LEGISLAÇÃO PARA SEGURANÇA PRIVADA | 60h |
EMPREENDEDORISMO | 60h |
ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCO | 60h |
ATIVIDADE INTEGRADORA I | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - II | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - II | 20h |
Semestre 3
SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS | 60h |
ARMAMENTO, MUNIÇÃO E EXPLOSIVOS | 60h |
GESTÃO DE CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA E CONTRAINTELIGÊNCIA | 75h |
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 60h |
TECNOLOGIAS APLICADAS AO SISTEMA DE SEGURANÇA | 75h |
OPTATIVA II | 30h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - III | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - III | 20h |
Semestre 4
GESTÃO TÉCNICA DE SEGURANÇA PRIVADA | 75h |
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SEGURANÇA | 75h |
TÓPICOS ESPECIAIS | 30h |
GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA EXECUTIVA | 60h |
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL | 60h |
CONSULTORIA EM SEGURANÇA | 60h |
ATIVIDADE INTEGRADORA II | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - IV | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - IV | 20h |
Carga horária total do curso: | 1600h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
-
Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
-
Cópia simples do CPF;
-
Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
CONHEÇA O EAD PREMIUM
SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD PREMIUM
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.
ENCONTROS PRESENCIAIS
Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.
O QUE EU PRECISO PARA ACESSAR O CURSO NO COMPUTADOR ?
-
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;
-
Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);
-
Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;
-
Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;
-
Processador 2.33GHz ou superior;
-
Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;
-
Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;
-
HD com 30Gb livres;
-
Monitor com resolução 1024x768 pixels.