OBJETIVOS DO CURSO

A Licenciatura em Educação Especial, na modalidade a distância, pretende formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.

Na organização didático-pedagógica foram considerados:

 . A articulação entre a teoria e prática;

. A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;

 . O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos;

 . Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o profissionais com iniciativa de pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Educação Especial, a distância, da FACVEST/UNIFACVEST está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

 

Objetivos Específicos

* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem;

*Articular os conteúdos dos núcleos de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

 

* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores/as para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

 

* Sensibilizar os educadores/as a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, do Ensino Fundamental nos anos finais e Ensino Médio/Pós-Médio profissionalizante;

 

* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

* Garantir uma formação que garanta aos licenciados o conhecimento das principais vertentes interpretativas e dos conteúdos básicos para a Licenciatura em Educação Especial.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais vigente, buscar-se-á ao licenciado/a que deve conhecer a escola como organização complexa que tem, como uma de suas funções, a promoção da educação para e na cidadania e deve ser um profissional que atue como docente na Educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental e nível Médio, na modalidade normal e na Educação profissional; bem como nas áreas de serviços e apoio escolar; no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos e em ambientes não escolares.

Atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. Portanto, conhecedor do processo educativo formal e não formal, em seus múltiplos aspectos: filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, pedagógico, ético, cultural, estético, entre outros.

Ser capaz de problematizar os processos de significação da própria área do conhecimento, bem como criar mecanismos de diálogo com as diferentes áreas, a fim de promover uma análise interdisciplinar. Na docência também se exige interação com a sociedade em toda a sua estrutura organizacional, desse modo o licenciado em Formação Pedagógica para Graduados deverá estar apto a desenvolver juntamente com seus interlocutores uma interpretação da realidade histórica e dela buscar conhecimentos e experiências que contribuam na formação crítica no processo de ensino e aprendizagem.

O Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST visa formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostas por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de possuir as seguintes competências:

  • Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, promoção dos direitos humanos, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais, étnicos, gêneros e físicos;
  • Concepção do papel do professor/a como mediador no processo de aprendizagem;
  • Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático para o ensino;
  • Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;
  • Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;
  • Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional de maneira interdisciplinar;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
  • Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa com metodologias diferenciadas compreendendo a avaliação como processo educativo;

                                              

Ainda, a Licenciatura em Educação Especial, a distância, do Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST é um profissional deverá possuir consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:

  • Compreensão da função social da escola;
  • Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Domínio dos processos de investigação;
  • Domínio da prática docente.

Perfil do profissional formado em Educação Especial

O profissional formado em Educação Especial precisa ter alguns aspectos no seu perfil profissional para desempenhar suas funções de maneira satisfatória e com isso, crescer na carreira que escolheu.

Quem se forma na Licenciatura em Educação Especial, geralmente busca por oportunidades em escolas de ensino especial, para lecionar para alunos com algum tipo de deficiência. Mas esses professores também podem atuar em escolas convencionais que atendem alunos com necessidades especiais.

E para desempenhar bem essa função, o profissional precisa ter competências como:

  • Saber identificar as necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando a educação inclusiva.
  • Ter a habilidade e conhecimento para atuar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, relacionadas ou não ao déficit cognitivo, problemas de aprendizagem e alunos surdos.
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais, étnicos, gêneros e físicos;
  • Conhecer os tipos de deficiências e como lidar com as características individuais de cada uma delas. Para isso, é imprescindível que o educador se especialize e se atualize com frequência, para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos.

Existe concurso público para formados em Educação Especial?

Quem possui formação em Educação Especial também encontra opções de trabalho na iniciativa pública.

Órgãos como Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação, geralmente, oferecem oportunidades em concurso. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter curso superior em Educação Especial.

Para quem se interessa por esta alternativa, é bom saber que o cargo de professor de educação especial tem como objetivo prestar assessorias às famílias e escolas, atuando na inclusão escolar e adaptação curricular.

Pós-graduação indicada para professor de Educação Especial

Se você começou a graduação em Educação Especial e já está de olho nas oportunidades de especialização, temos uma ótima notícia!

Por se tratar de uma área bem abrangente e cada vez mais procurada nos dias atuais, ela apresenta muitas possibilidades de pos educação especial.

Para que você tenha uma ideia, os cursos de Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial e Inclusiva, Educação Especial e Psicomotricidade, Libras, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial são alguns dos mais indicados para complementar os seus conhecimentos.

Quais são as melhores faculdades de Educação Especial?

Quem busca a melhor faculdade de Educação Especial para iniciar seus estudos deve considerar alguns critérios na hora da escolha:

  • Verifique se a instituição é credenciada junto ao Ministério da Educação - MEC. Ainda neste ponto, não deixe de consultar as notas e conceitos atribuídos.
  • Informe-se sobre todos os benefícios oferecidos pela instituição como flexibilidade na duração do curso, oferta de materiais e on-line, sistema de avaliação facilitado e qualificação do corpo docente.
  • Considere o custo x benefício do curso.

Seguindo estas dicas práticas você, com certeza, estará se matriculando na melhor graduação em Educação Especial.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Educação Especial?

podcast curso de educação especial

O profissional formado em um curso de educação especial de licenciatura pode atuar em escolas públicas, privadas ou destinadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Ele será o responsável por identificar e avaliar as capacidades intelectuais e cognitivas de alunos que apresentam dificuldades para aprender, relacionar-se com as pessoas ou algum outro déficit que interfira, direta ou indiretamente, na educação acadêmica. E ainda promoverá ações e atividades que fomentem o desenvolvimento destes alunos no ambiente escolar.

É possível atuar também em centros de pesquisas, desenvolvendo novas metodologias que analisam as dificuldade, desafios e limitações da área na atualidade. E seguir carreira em hospitais de pequeno, médio e grande porte, clínicas de reabilitação e centros comunitários.

Mercado de trabalho para uma pessoa formada em Educação Especial

podcast curso de educação especial

O profissional formado na licenciatura em Educação Especial encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho.

A mais conhecida é a docência. Como professor, esse profissional pode atuar em escolas especiais, que se dedicam aos alunos com algum tipo de deficiência ou em escolas públicas e privadas convencionais.

Mas além disso, o profissional formado em Educação Especial pode atuar em centros de pesquisas, onde irá desenvolver pesquisas que analisam dificuldades, desafios e limitações deste público. Também existem oportunidades em hospitais, centros comunitários ou clínicas de reabilitação, atuando também no atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência.

Então, se você deseja cursar Educação Especial para contribuir com o desenvolvimento intelectual de pessoas com deficiência, já sabe que existem diversas oportunidades nessa área após a formatura.

É obrigatório fazer estágio no curso de Educação Especial

podcast curso de educação especial

O curso de graduação em Educação Especial conta, sim, com a realização do estágio obrigatório.

A prática consta na grade curricular, tendo seu início previsto no 5º semestre e conclusão no 7º semestre, com carga horária total de 400h.

Além de proporcionar experiência aos acadêmicos, a atividade de estágio permite relacionar a teoria vista em sala de aula com a prática desenvolvida no ambiente de trabalho.

No curso de Educação Especial tem TCC?

podcast curso de educação especial

A licenciatura em Educação Especial é um curso de graduação. Portanto, é necessário que o aluno faça um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Apenas após produzi-lo e garantir uma boa avaliação será possível conquistar o sonhado diploma. Ele é apresentado no último semestre e representará o encerramento dessa importante etapa de sua vida.

Quanto ganha uma pessoa formada em Educação Especial

O salário para quem possui diploma de Educação Especial dependerá do nível de experiência:

Quanto ganha uma pessoa formada em Educação Especial

Quanto tempo dura a faculdade de Educação Especial?

A faculdade de Licenciatura em Educação Especial dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Educação Especial

Curso de Educação Especial EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação reconhece e libera o estudo de educação especial na modalidade a distancia.

Curso de Educação Especial EAD é reconhecido pelo MEC

Por que fazer faculdade de Educação Especial?

Se você chegou até aqui é porque nesse exato momento está pensando em iniciar uma Licenciatura em Educação Especial, certo? Mas também ainda possui algumas dúvidas, como por exemplo, por que fazer esse curso? Vamos tentar te ajudar... Bom, você deve fazer o curso de Educação Especial principalmente se seu sonho é tornar-se um professor(a). Somente assim conquistará o diploma que habilitará a lecionar, mas acima de tudo, pois só assim ganhará o conhecimento necessário para desempenhar a função.

Onde mais, além da Licenciatura em Educação Especial EAD, você aprenderá, por exemplo, disciplinas como Didática; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; Metodologia do Ensino da Educação Especial; Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais; Libras e Sistema Braille; Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa; Sociedade e Acessibilidade; entre tantas outras?

Portanto, fazer uma faculdade de Educação Especial a distancia é certamente a melhor escolha. É a escolha que fará com que tenha uma carreira de muito sucesso e reconhecimento, mas principalmente, a escolha que ajudará a fazer grande diferença na vida de muitos alunos no decorrer de sua caminhada como professor.

O que faz uma pessoa formada em Educação Especial?

Na grande maioria dos casos, quem opta em fazer uma Licenciatura em Educação Especial tem como principal objetivo dar aulas, seja em escolas públicas ou particulares convencionais, ou naquelas especializadas em atender alunos com algum tipo de deficiência. E graças ao curso, que tem em sua grade curricular uma série de disciplinas específicas voltadas a esse propósito, o futuro professor de Educação Especial terá todo conhecimento necessário para ter sucesso na carreira.

Porém, não apenas ao ambiente escolar se restringe a atuação de quem se forma em um curso de Educação Especial a distancia. É possível também atuar em centros de pesquisa, hospitais de pequeno, médio e grande portes, centros comunitários, clínicas de reabilitação, além de fazer consultorias e até mesmo dar aulas em domicílio.

Enfim, uma coisa é certa, ao se formar na faculdade de Educação Especial EAD seja qual for a sua área de atuação escolhida, você irá ajudar e fazer a diferença na vida de uma grande quantidade de pessoas.

Experimente e comprove!

É preciso ter curso superior para trabalhar como professor de Educação Especial?

Não há outro jeito, se seu sonho é tornar-se um professor de Educação Especial obrigatoriamente precisará ter uma formação superior na área, mais especificamente uma Licenciatura. Somente assim conseguirá a habilitação necessária para lecionar. E só de conhecer as disciplinas que compõem o curso já fica nítido o quão importante é fazê-lo.

Citando apenas algumas das várias que serão vistas durante os pelo menos quatro anos de duração da Licenciatura em Educação Especial: Didática; Educação e Ludicidade; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; Psicologia do Desenvolvimento; Metodologia do Ensino da Educação Especial; Prática Pedagógica.

Com uma grade curricular completa e especialmente pensada, fazer o curso de Educação Especial a distancia é essencial. Não apenas para conquistar o diploma e poder ingressar no mercado de trabalho, mas também para adquirir conhecimento suficiente de modo a tornar-se um excelente professor, tendo então uma carreira de sucesso.

E tudo isso, claro, você encontra na Licenciatura em Educação Especial EAD.

METODOLOGIA

  • Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
    Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
  • Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
    Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
  • Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
    Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.

Conheça o material didático

Com o livro você acessa as videoaulas de maneira prática e rápida, via QR code

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 45h
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30h
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 45h
Módulo 1 B
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60h
PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO 45h
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS 30h
ATIVIDADE FORMATIVA I 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - I 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - I 20h
Semestre 2
Módulo 2 A
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 60h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 45h
Módulo 2 B
PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR 60h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
DIDÁTICA 60h
ATIVIDADE FORMATIVA II 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - II 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - II 20h
Semestre 3
Módulo 3 A
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 45h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
Módulo 3 B
CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA 60h
TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  45h
OPTATIVA I 20h
ATIVIDADE FORMATIVA III 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - III 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - III 20h
Semestre 4
Módulo 4 A
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E APRENDIZAGEM 45h
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
Módulo 4 B
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO 30h
DEFICIÊNCIA VISUAL E PRÁTICAS INCLUSIVAS 45h
DEFICIÊNCIA FÍSICA E DIFICULDADES PSICOMOTORAS 45h
ATIVIDADE FORMATIVA IV 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - IV 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - IV 20h
Semestre 5
Módulo 5 A
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 45h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE 60h
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA 45h
Módulo 5 B
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO 45h
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 45h
OPTATIVA II 20h
ATIVIDADE FORMATIVA V 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - V 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - V 20h
Semestre 6
Módulo 6 A
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO 45h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 30h
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 60h
Módulo 6 B
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 45h
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60h
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA 45h
ATIVIDADE FORMATIVA VI 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VI 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VI 20h
Semestre 7
Módulo 7 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I 200h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL 45h
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA 60h
Módulo 7 B
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 45h
TÓPICOS ESPECIAIS 30h
OPTATIVA III 20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VII 20h
Semestre 8
Módulo 8 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II 200h
GESTÃO EDUCACIONAL 45h
Módulo 8 B
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VIII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VIII 20h
SOCIEDADE E ACESSIBILIDADE 45h
Carga horária total do curso: 3200h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

CONHEÇA O EAD PREMIUM

youtube cover
BASE LEGAL
SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD PREMIUM

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.
ENCONTROS PRESENCIAIS

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.
O QUE EU PRECISO PARA ACESSAR O CURSO NO COMPUTADOR ?
  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.