Logística

Apresentação

O tecnólogo em Logística - DIGITAL TRANSFORMATION AND INTEGRATED LOGISTICS, irá possuir comportamentos éticos e profissionais, capacitação técnica e habilidades para o planejamento, organização, coordenação e execução de trabalhos na área de Logística, compreendendo e dominando os métodos de aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte de mercadorias, para o alcance do maior nível de serviço com o menor custo, com visão da logística e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual, com perfil inovador e empreendedor para transformar por meio do digital, processos logísticos e pessoas, dentro da perspectiva da Sociedade 4.0.


A cada semestre, o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas. Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de gestão, o tecnólogo em Logística poderá atuar ao final do curso como empreendedor e/ou técnico em funções logísticas/administrativas, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar.

A matriz curricular foi desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a possibilidade de alinhar os conceitos estudados com as práticas para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como Gestão de Compras e Fornecedores, Gestão de Estoques e Transporte e Distribuição, o aluno aprenderá sobre Teorias Empresariais e Transformação Digital, Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, Gestão da Produção e Operações na Era Digital, e Logística e Transformação Digital, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Startups, Logtechs, Finanças para Negócios Digitais e Startups, e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

Após a conclusão do curso, poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.

No decorrer do curso, o aluno desenvolverá uma ideia inovadora de negócio com o projeto de uma empresa pelo Balcão de Projetos ou uma Startup de base tecnológica, por meio das disciplinas, nanodegrees e dos Projetos Integradores, podendo fazer uso dos ambientes de inovação do UNIVEM, como o InnovaSpace Coworking. Sua empresa poderá ser incubada no Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), caso sua ideia seja viável e com potencial de escalabilidade.


DURAÇÃO: 4 SEMESTRES

Atuação

» Atuar como Diretor de Operações de Serviços de Armazenamento, Diretor de Suprimentos, Gerente de Logística (armazenagem e distribuição), em diferentes contextos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, sendo o profissional responsável pelas atividades de planejamento e avaliação dos sistemas logísticos.

» Planejar, organizar, conduzir e controlar sistemas logísticos de qualquer natureza; aplicar as tecnologias de informação e comunicação aos princípios da logística para agregar valor ao produto, serviço e soluções ao cliente.

» Analisar informações de gestão e propor soluções para a melhoria dos processos logísticos, por meio da inovação tecnológica e transformação digital.

» Gerenciar a cadeia de suprimentos por meio da integração entre fornecedores e clientes.

» Ser agente de transformação digital nas empresas e na sociedade, atuando como empreendedor com competências para desenvolver novos negócios, ou intraempreendedor.

Formas de Ingresso

O que você vai aprender

Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital

Teorias Empresariais e Transformação Digital

Gestão da Produção e Operações na Era Digital

Logística, Supply Chain e Transformação Digital

Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

Logística Internacional

Logística Reversa e Sustentabilidade

Ciência de Dados e Inteligência de Negócios

Gestão de Logística Integrada

Diferenciais do Curso

» Matriz Curricular com Disciplinas Inovadoras: A nova matriz curricular contempla disciplinas inovadoras, alinhadas às novas competências e habilidades exigidas pela Sociedade 4.0, com destaque a conteúdos programáticos que evidenciam as soft skills, transformação digital, inovação e empreendedorismo, ciência de dados e inteligência de negócios.

» Matriz Curricular com Disciplinas Inovadoras: No decorrer do curso, a cada semestre o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas, em Práticas Gerenciais, Diagnóstico de Gestão de Estoques, Diagnóstico de Supply Chain e Diagnóstico de Logística na Era Digital, respectivamente.

» Corpo docente atua profissionalmente nas áreas que leciona: Promove o estreitamento entre a teoria e a prática. A cada módulo concluído, o aluno adquire novas habilidades e competências que podem ser aplicadas de forma imediata no mercado.

» Desenvolvimento de Startup de base tecnológica e Novos Negócios: No decorrer do curso, o aluno poderá desenvolver uma Startup de base tecnológica (Logtech), por meio das disciplinas, nanodegrees e dos Projetos Integradores, podendo fazer uso dos ambientes de inovação do UNIVEM, como o InnovaSpace Coworking, com a possibilidade de ser incubada no Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) do UNIVEM.

» Plataforma Digital de Gestão de Projetos e Análise de Viabilidade Econômico-Financeira: Envolve desde o funil de ideias, a montagem e gerência de equipes, até a análise de viabilidade econômico- financeira de projetos de investimento. Serão desenvolvidas as habilidades e competências de relacionamento interpessoal, simulação de cenários e seus impactos pela análise de dados e tomadas de decisão.

» Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: O aluno é protagonista no processo de aprendizagem, fazendo com que a compreensão dos conteúdos seja mais efetiva. Trata-se da metodologia “mão na massa”, com distintas abordagens didáticas por meio da experimentação e da construção de produtos e/ou processos por meio de estudos e/ou atividades de cases, que se relacionam com as necessidades do mundo real e contemporâneo (aprendizagem baseada em problemas, em projeto, por times, gamificação, sala de aula invertida, movimento maker, entre outras).

» Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa: Serão fomentados junto aos alunos por meio dos programas “Empreenda Univem” e “Univem Ciência.

Carga horária: 1.600h

Certificações Intermediárias

Pré-Requisito:
Ensino Médio Completo

Valor da Mensalidade:
R$ 239,00

Certificações Intermediárias

A Certificação Intermediária é um mecanismo previsto pelo Conselho Nacional de Educação. As diretrizes curriculares nacionais para organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia, definidas na Resolução CNE/CP no 3, de 18/12/2002, indicam, em seu Art. 5o, que os cursos tecnológicos sejam organizados de forma a permitir a obtenção de Certificados de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico.

As certificações intermediárias demonstram quais habilidades e competências o aluno construiu ao final de um determinado período de trabalho acadêmico, identificáveis a partir dos conteúdos nucleares em assuntos específicos a cada semestre e curso.

Dessa forma o reconhecimento formal dos saberes confere ao aluno certificados em:

1º e 2º
Semestres

Auxiliar de Logística


Semestre

Assistente de Logística


Semestre

Analista de Logística

Matriz Curricular

Curso Superior - Logística | Modalidade EAD